Meu nome é Edna Aparecida Gonçalves. Terceira filha na ordem crescente de um total de onze, sendo sete mulheres e quatro homens, nasci e me criei em Belo Horizonte, em 1959.

Passei a infância assistindo meus pais levando alento a famílias carentes e aprendi com eles valores religiosos, éticos, morais, comportamentais e me preparei para exercer a cidadania dentro dos preceitos cristãos.

Sou católica e canto em grupo religioso, louvando e agradecendo a Deus pelos caminhos que Ele me permitiu percorrer.

Neste cenário de grupo familiar numeroso, a vida se fez perversa e difícil. Toda a família teve de ir à luta em idade precoce.

Assim, na adolescência, iniciei minhas batalhas pela vida, auxiliando filhos de vizinhos nas tarefas escolares, com aulas de reforço, então denominadas “aulas particulares”.

Estudei a vida toda em Escolas Públicas, onde lecionei por 15 anos, após curso superior em Letras com licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa.

Também fiz cursos regulares de Língua Inglesa, dos quais três anos no Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU) e quatro anos de conversação no Number One.

Concluí pós-graduação com especialização em Políticas Públicas e Gestão Governamental, na Escola do Governo de Minas – Fundação João Pinheiro.

Tenho apenas uma filha, fruto de um casamento que durou 13 anos, pois no mês em que ela completou sete anos, em 1999, seu pai faleceu. Também desse casamento, em 1986, herdei uma enteada, dois netos e uma bisneta.

Para reciclar e acompanhar as nuances e conjunturas políticas, participo de palestras e encontros na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), através do NESP – Núcleos de Estudos Sócio Políticos.

Trabalhei em algumas empresas: Construtora Cowan, Copasa, Poclain do Brasil, Construtora Andrade Gutierrez, COPAER - órgão responsável pela fiscalização e construção do Aeroporto Tancredo Neves em Confins, e também como corretora de imóveis em aquisição de unidades funcionais para atendimento à Polícia Militar.

Após concurso público e 40 anos de serviço, dos quais mais de 30 no IPSM – Instituto de Previdência dos Servidores Militares do Estado de Minas Gerais, onde exerci, dentre outras, a função de pregoeira, tendo trabalhado na Cidade Administrativa nos últimos sete anos, aposentei em 2017.

Engajamento social

Em ONGs, participei efetivamente, como voluntária e hoje me encontro engajada em alguns trabalhos de assistência sociais.

Nas plenárias municipais de saúde, pude vivenciar a situação precária da saúde pública e reconhecer a importância e abrangência do serviço que é prestado pelo SUS, embora deficitário e carente de políticas públicas capazes de atingir o anseio da sociedade, com maior eficiência e eficácia.

Participei do GRAP - Grupo de Fé Política da Paróquia Santa Clara da Piedade - como membro, coordenadora e também na vice-coordenação. Empreendemos esforços junto ao poder público e, através do DRENURBS e orçamentos participativos, conseguimos viabilizar melhorias para a comunidade, ajustando arestas, com ações capazes de atender o anseio de muitos moradores da Regional Noroeste, onde me tornei líder comunitária.

Hobbies e atividades

Como lazer e relaxamento, gosto de colorir, sem qualquer distinção, sejam mandalas, animais, flores, árvores frutíferas e seus contornos, paisagens.

Tenho um gosto especial pela natureza e seus tons, onde posso sentir a presença de Deus, com uma admiração incansável pelos ipês e orquídeas.

Gosto de viajar, conhecer lugares e pessoas, culturas diferentes e detalhes de cada governo e suas especificidades, com uma curiosidade especial pelos países europeus.

Também as viagens pelo mundo da leitura são fascinantes! Li muitos exemplares de Ágata Cristhie em minha adolescência e era comum tentar devorar o livro pelo interesse pelas tramas e suspenses bem explorados.

Posteriormente, na formação acadêmica estudei Teoria Machadiana, li muitos livros do grande Machado de Assis e demais representantes de nossa literatura.

Mais tarde, tive oportunidade de conhecer e admirar a visão de vida, abordada por Augusto Cury e dos pensamentos e reflexões de Khalil Gibran e Dalai Lama.

Sou eclética no quesito música e filmes, sejam de ação ou suspense, bang-bang ou românticos, exceto os de terror. Prefiro teatros a cinemas, vinhos a cervejas. Também gosto de músicas orquestradas e danças. Em menor escala, caça palavras e palavras cruzadas.

Sou fiel às minhas parcerias: cabeleireira, manicure, mecânico, fornecedores, vendedores, secretárias do lar, sempre os conservo e gosto de me fazer presente sempre que possível, independentemente de apenas um curto tempinho para um abraço ou visitas rápidas.

Esporte? Somente caminhadas e hidroginástica.

Já fui convidada à participação em pleitos eletivos anteriormente, mas somente o faço agora por estar aposentada e acreditar que posso contribuir para a reconstrução de nossa cidade, em defesa das políticas públicas capazes de contemplar os anseios coletivos e bem-estar social.



3199635-7280

Fale Conosco!